(49) 9 9808-0337

Como recuperar o painel de carros? Vantagens da solda plástica

Se você trabalha com consertos automotivos, ou até mesmo se cuida da manutenção de uma frota, provavelmente já se perguntou como recuperar o painel de carros e outras peças feitas de plástico, não é mesmo?

Afinal, esse material se tornou muito comum nos automóveis contemporâneos, graças à sua leveza, resistência e flexibilidade. Para você ter ideia, em média, pouco mais de 100 kg do peso de um carro médio está ligado aos seus itens plásticos. 

Evidentemente, antes de optar pela substituição dos componentes estragados, você pode considerar algumas técnicas de reparo de plástico.

Então, neste artigo, vamos abordar brevemente as principais delas e lhe mostrar qual é a mais vantajosa. Confira. 

Como recuperar painel de carros e outras peças plásticas?

Quando falamos em reparos de peças plásticas, a primeira pergunta que vem à mente é como recuperar o painel de carros. Contudo, há outros itens automotivos importantes feitos do material, como o próprio parachoque, por exemplo. 

Em todos os casos, a recuperação dos segmentos de plástico se apoia em várias técnicas, como a colagem com adesivos especiais, a inserção de grampos metálicos específicos e a remodelação por meio de calor e pressão. 

Mas, o problema é que essas alternativas nem sempre garantem bons resultados. A remodelação, por exemplo, é limitada a alguns tipos de reparos e exige técnicas bastante específicas, o que pode tornar o serviço mais caro.

Nesse sentido, o uso de adesivos e grampos também é relativamente limitado. Além disso, dependendo do dano e da peça consertada, o acabamento não fica tão bom. Inclusive, muitas vezes eles devem ser usados de forma complementar, o que também acaba os encarecendo. 

Claro que, dependendo da situação, essas técnicas podem atender as necessidades de restauração sem grandes problemas. Contudo, de maneira geral, a melhor resposta para como recuperar o painel de carros e outras peças plásticas é a soldagem. Entenda. 

Como funciona a solda plástica?

A soldagem em plásticos, também conhecida como solda plástica, é como o próprio nome sugere. Ou seja, trata-se da união das superfícies quebradas ou separadas por meio da inserção de um filamento plástico e de calor. 

Assim, os filamentos são aquecidos até que atinjam um estado viscoso. Ao mesmo tempo, o próprio equipamento aquece o segmento reparado. Isso promove a união do material base da peça ao insumo externo de adição. 

Além de ser a opção ideal sobre como recuperar o painel de carros, basicamente qualquer peça automotiva pode ser consertada dessa maneira. Basta que o filamento seja feito do mesmo material da parte soldada. 

Por que investir em uma Micro Extrusora?

micro extrusora plástica - weldplas

Apesar dos benefícios da solda plástica, muitos profissionais enfrentam dificuldades na sua utilização. Isso porque ainda é comum que a técnica seja feita por meio de maçaricos, aquecedores elétricos ou injeção de gás. 

Felizmente, há uma alternativa mais viável, prática e que garante mais qualidade na soldadura e no acabamento. Estamos falando da Micro Extrusora G-II, um equipamento composto por um canhão e uma ponteira aquecida. 

A máquina controla a temperatura até 300º, tornando possível trabalhar com a exata demanda de cada tipo de plástico. Com o derretimento da peça, a deposição uniforme do plástico e a alta qualidade do filamento, a extrusora se torna a melhor alternativa para reparos em automóveis. 

Agora que você sabe como recuperar o painel de carros, conheça os diferenciais da micro extrusora Weldplas. Ela é a única máquina automática brasileira de solda plástica. Diferente das demais, é 100% elétrica e não precisa de ar comprimido. Clique abaixo para conhecer as especificações da máquina.

BAIXE O FOLHETO

COMPARTILHE

Gostou do conteúdo?
Veja mais artigos no nosso blog